Linux Educacional  

   Linux Educacional

 


    Linux Educacional é uma distribuição GNU/Linux desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC).
    O Linux Educacional é destinado aos laboratórios de Informáticas das escolas públicas brasileiras, bem como pode ser utilizado por usuários domésticos.
   

Índice

  • 1 Características
  • 2 Apostilas do Linux Educacional
  • 3 APTonCD
  • 4 Curso de Linux
  • 5 Comunidade Linux Educacional
  • 6 Painel EduKAtivo
  • 7 Conteúdos do MEC
  • 8 Instalação dos Conteúdos do MEC
  • 9 Instalação de programas no Linux Educacional
  • 10 Instalação de impressoras no Linux Educacional
  • 11 Compartilhando Pastas, Diretórios e Arquivos
  • 12 iTALC
  • 13 Vídeos do Linux Educacional 2.0
  • 14 Atualização do Linux Educacional - Apt - get
  • 15 Sites de Apoio
  • 16 Plopp
  • 17 Portal do Software Público Brasileiro

 

    1. Características

 

O Linux Educacional se encontra na versão 4.0, usa o ambiente gráfico KDE. Esta nova versão do Linux Educacional está baseada no Kubuntu 10.04 e traz mudanças na interface do sistema. O usuário pode testar o Linux Educacional sem precisar instalar no computador. Isto é importante, pois o novo usuário pode conhecer este Sistema Operacional sem afetar o seu computador.

A versão 4.0 apresenta três opções de uso de acordo com as necessidades das escolas. As opções são :

  • Pessoal : a instalação é destinada para máquinas de uso pessoal.
  • Desktop : destina-se para as escolas com equipamentos individuais. Homologado para os pregões 38/2006 e 45/2007.
  • Multiterminal : destina-se para as escolas com equipamentos multiterminais. Homologado para os pregões 68/2009, 83/2008 e 71/2010.
 

    Para fazer o download do Linux Educacional 4.0 basta ir ao site  http://www.c3sl.ufpr.br/le/  e escolher a versão desejada. É importante ter um programa que faça a gravação do arquivo em um DVD como imagem ISO. Pode ser usado, por exemplo, o K3B. Após a gravação do DVD, o mesmo se torna um Live DVD. Ou seja, o usuário pode testar o Linux Educacional sem precisar instalar no computador. Isto é importante, pois o novo usuário pode conhecer este Sistema Operacional sem afetar o seu computador.

    O Linux Educacional vem com um programa denominado Wine. Este programa permite ao usuário utilizar programas que funcionam no Sistema Operacional Windows.

    O  Linux Educacional apresenta o BrOffice instalado (versão 3.2). Nele estão instalados o Impress, o Base, Draw, o Calc e o Writer. Na internet, podemos encontrar diversas apostilas referentes ao BrOffice. Se quiser experimentar o BrOffice, pode fazer o download e instalar no Windows.


    Para visualizar arquivos em pdf, o Linux Educacional apresenta o KPDF.

    Na parte de Gráficos, encontramos o Kolourpaint, DigiKam, Ksnapshot e Kooka.

    Na parte de multimídia encontramos :

  • Reprodutor Multimídia (Vlc)

    O Linux Educacional é voltado, principamente, para escolas, embora possa ser utilizado em computadores domésticos. Como programas educacionais temos :

 

    2. Apostilas do Linux Educacional

    No site do Ministério da Educação encontramos diversas apostilas, tais como: APTonCD, instalação do Linux Educacional 3.0, instalação dos Pacotes Educacionais, instalação de impressoras, bloqueio de acesso a sites, entre outras.

    Encontramos também diversos tutoriais, apostilas ou artigos no site da Comunidade do Linux Educacional, no DTE RJ 12  e também no Portal do Software Público Brasileiro. Para entrar neste Portal há a necessidade de se cadastrar.

    No próprio site que é feito o download do LE 4.0 encontramos duas apostilas : Manual do LE 4.0 e Tutorial de Instalação do do LE 4.0.

 

 

    3. APTonCD

    O APTonCD é um programa prático que permite criar Cds ou DVDs contendo todos os pacotes em que foram feitos os downloads por meio do apt-get, aptitude, adept ou synaptic. Com isso, cria-se um repositório portátil que pode ser usado em outros computadores sem a necessidade de uma conexão com a internet. Podemos encontrar tutoriais no site do DTERJ12, no MEC, no Portal do Software Público Brasileiro e no blog de Luiz Carlos Neitzel.

 

    4. Curso de Linux

    Para quem deseja ter um maior conhecimento encontramos um site referente ao Curso Introdução ao GNU/Linux utilizando o Linux Educacional. Neste curso, você vai aprender um pouco mais da funcionalidade desta versão de Linux.

 

    5. Comunidade Linux Educacional

    A Comunidade Linux Educacional visa ajudar a todos que queiram conhecer e utilizar o Linux Educacional. Ela apresenta fóruns (sobre diversos artigos), manuais (tais como Velox no LE, Italc, impressora, Gimp, HagáQuê, Samba, etc), permite download deste Sistema Operacional, oferece cursos e muito mais.

 

    6. Painel EduKAtivo

    O painel EduKAtivo, criado por Rafael Nink, visa facilitar a instalação dos pacotes educativos do MEC e outros softwares educacionais. As obras do MEC compreendem os hinos, as obras literárias e os vídeos da TV Escola. Existe o projeto de estender o painel para a instalação de hardware específicos dos pregões do MEC, configurações de rede, samba, gestão de usuários. Este Painel pode ser encontrado na Comunidade Linux Educacional.

 

    7. Conteúdos do MEC

    O Conteúdo do MEC é constituído pelas obras do domínio público, hinos e vídeos da TV Escola.

    Os hinos brasileiros são :

  • Hino à Bandeira Nacional,
  • Hino à Proclamação da República,
  • Hino à Independência e
  • Hino Nacional Brasileiro.

    Os vídeos da TV Escola compreendem o equivalente a 100 DVDs de diversas disciplinas. Estão incluídos vídeos sobre Educação Especial, Ética e Saúde.

    As obras de domínio público incluem 86 autores, entre eles Machado de Assis, William Shakespeare, Affonso Arinos, Charles Darwin, Cristovão Colombo, Euclides da Cunha, Luis Vaz de Camões, Olavo Bilac, Pe. Antônio Vieira, entre outros.

 

    8. Instalação dos Conteúdos do MEC

    Quem desejar instalar o Conteúdo do MEC pode usar o Adept.

    Quando o usuário clica pela primeira vez na EduBar (Barra Superior) abre-se uma página que apresenta as seguintes orientações para a instalação dos conteúdos do MEC :

1. Abra o Adept:

No Linux Educacional 3.0, clique em “Iniciar”, em seguida em “Adicionar e Remover Programas (Adept)”. Digite a senha do usuário Administrador do Sistema.

Após digitar a senha clique em “OK” e o “Adept” (Gerenciador de Pacotes) será aberto.


2. Verifique se o o endereço do repositório (deb http://repositorio.mec.gov.br mec 3.0) está no arquivo “/etc/apt/sources.list”.

Este procedimento também poderá ser feito a partir do “Adept”. Para isto abra o “Adept”, em seguida clique no menu “Adept” na opção “Gerenciar Repositório”, clique na segunda aba da janela e na área “Canais de Software” verifique se o endereço do repositório está listado.


3. Na janela principal do “Adept”, digite no campo “Busca” a palavra “mec”. Esta ação fará com que os pacotes do repositório de conteúdos do MEC sejam visualizados.


4. Clique sobre o pacote a ser instalado. Acione o botão “Solicitar Instalação”. Em seguida, “Aplicar Mudanças”, no botão localizado na barra de ferrramentas (área superior da janela).


     Na Comunidade Linux Educacional pode-se fazer o download de uma apostila de como é feita esta instalação pelo Adept. Além disso, existe um outro tutorial elaborado por Luiz Carlos Neitzel que também realiza a mesma orientação.

 

    9. Instalação de programas no Linux Educacional

    Para as pessoas que queiram instalar novos programas sem o uso do Adept e sem grandes conhecimentos de Linux, existe um site que apresenta programas que podem ser instalados facilmente. O site pode ser encontrado na Comunidade Linux Educacional e as explicações podem ser encontradas no site do Rafael Nink. Quem quiser usar o Adept ou qualquer outro programa e está com dúvidas, existe um fórum da Comunidade Linux Educacional para esclarecer dúvidas sobre a instalação e configuração do Linux Educacional.

 

    10. Instalação de impressoras no Linux Educacional

    O processo de instalação das impressoras OKI B4350 e OKI B2200n pode ser encontrado no site do Portal do Software Público Brasileiro. Pode ser feito o download de uma apostila. Deve-se, também, realizar o download do arquivo Oki-B4350-ljet4.ppd necessário à instalação da impressora. Primeiro baixe o arquivo .ppd no link http://openprinting.org/ppd-o-matic.cgi?driver=ljet4&printer=Oki-B4350&show=0 e, depois, salve-o no seu computador. Obs.: Para acessar o Portal do Software Público Brasileiro há a necessidade de se fazer um cadastro.

    Para a instalação da impressora HP Officejet Pro 5400 pode consultar as instruções no Blog do Linux Educacional.

    Mais informações sobre a instalação de impressoras podem ser encontradas na Comunidade Linux Educacional.

 

    11. Compartilhando Pastas, Diretórios e Arquivos

    Para quem deseja fazer compartilhamento de pastas, diretório e/ou arquivos no Linux Educacional 3.0 entre no blog do técnico Roberto Augusto onde encontrará uma orientação sobre o assunto.

    Na Comunidade Linux Educacional existe um tutorial para download criado por Luiz Carlos Neitzel do NTE Joinville, SC. Ou se preferir, visite o site do mesmo autor. No site do Portal do Software Público Brasileiro e do DTERJ12 encontramos uma apostila para download também. No Portal, há a necessidade de se fazer um cadastro para que possa acessá-lo.

 

    12. iTALC

    O iTALC é um programa que permite ao professor controlar e enxergar outros computadores em uma rede no laboratório de Informática da escola. Além disso, pode enviar mensagens aos alunos, bloquear computadores, etc. Para maiores informações, visite o site da Comunidade Linux Educacional com as dicas do Rafael Nink e para fazer o download da apostila do iTALC. No site do Portal do Software Público Brasileiro e do DTERJ12 encontramos a apostila do iTALC para download também.

 

    13. Vídeos do Linux Educacional 2.0

    No Youtube encontramos três vídeos relacionados a este Sistema Operacional com os seguintes assuntos :

  • Criando Pastas no Linux Educacional
  • Pasta de documentos - Linux Educacional 2.0
  • BrOffice x Microsoft Office

 

    14. Atualização do Linux Educacional - Apt - get

    Como todo sistema operacional, o Linux Educacional também necessita de atualização. Existem duas formas de atualizações : ap-get update e apt-get upgrade. Na internet existe um tutorial sobre o assunto para quem deseja saber mais detalhes. Para realizar a atualização proceda da seguinte forma :

 1º- Vá em Iniciar.
 2º- Executar comando.
 3º- Digite konsole.
 4º- Vai abrir o Konsole.
 5º- Digite sudo su (para se tornar super-usuário no LE 3.0).
 6º- Digite a senha que foi criada durante a instalação do Linux Educacional. 
 IMPORTANTE : a senha não aparece quando está sendo digitada.
 7º- Você está agora como super-usuário ou root.
 8º- Digite apt-get update.
 9º- Espere a atualização acabar.
 10º- Digite agora apt-get upgrade.
 Vai aparecer uma relação de pacotes para serem atualizados.
 11º- Virá a seguinte pergunta : Quer continuar [s/n] ?
 12º- Digite s (de sim).
 13º- Espere fazer o download e a instalação de tudo. 
 Pode levar alguns minutos, pois pode ter muitos pacotes a serem atualizados e 
 dependerá também da velocidade da sua conexão.
 14º- Feche o Konsole.

Pronto ! Seu Linux Educacional estará atualizado. É importante, pois com as atualizações, o Sistema Operacional fica mais seguro.

    Se houver necessidade, pode ser feito o download de uma apostila. Na Comunidade do Linux Educacional existe um tutorial para atualização no Linux Educacional 2.0

 

    15. Sites de Apoio

    Na internet encontramos diversos sites que visam o esclarecimento do Linux. Um deles é o Suporte Técnico que visa a dar maiores esclarecimentos sobre este Sistema Operacional, bem como oferecer download de programas entre outros serviços.

 

    16. Plopp

    É um programa educativo que cria desenhos estilo cartoon em ambientes 3D sem precisar de conhecimentos de renderização a partir de desenhos 2D. Veja como é feita a instalação do Plopp no Linux Educacional 3.0 no blog TIEd.

 

    17. Portal do Software Público Brasileiro

    Citamos as palavras da engenheira de computação Regiane Carvalho, uma das criadoras do Linux Educacional : "Vemos ao disponibilizar o Linux Educacional, através do Portal do Software Público Brasileiro, um grande avanço para consolidar os padrões abertos. Que com o apoio da comunidade de usuários poderá tornar-se cada vez melhor."